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Artigos

23/02/09 Desafios

Segundo o estudo Research Management Challenges os maiores desafios ligados a recursos enfrentados pelas organizações....

06/09/10 Carreira Projetos

Na edição de agosto de 2010, a revista Você S/A trás uma especial reportagem sobre as áreas e os cargos que estão em crescente aquecimento no mercado brasileiro. Efeito este motivado pelo alto aquecimento da economia e que segundo os especialistas devem se prolongar pelos próximos anos....

06/03/11 Falta Profissionais

Segundo reportagem publicada na revista Você S/A, houve um aumento de 30% nos salários dos profissionais que atuam como gestores de projetos....

20/04/11 Exame PMP

O exame Project Management Professional (PMP) vai mudar em 31 de Agosto de 2011, com base em retorno recebido de portadores da credencial ao redor do mundo....

O Papel do Líder


Um bom líder, é aquele que consegue bons resultados, através do desempenho de sua equipe, incentivando o crescimento e preservando a harmonia e o bem estar do grupo.

Desempenho e bem estar, eram conceitos que até alguns anos atrás eram considerados antagônicos, no entanto, aos poucos, felizmente, isso foi se modificando. As empresas se humanizaram, e passaram a dirigir os holofotes para o capital humano, assim que perceberam que são as pessoas que fazem à diferença e que esse capital não lhe pertence, apenas está à sua disposição, enquanto for capaz de gerenciá-lo de maneira eficaz.

O papel do líder é fundamental no gerenciamento do capital humano e é por esse motivo que existe uma expectativa muito grande quanto ao desempenho desse profissional.

Nesse contexto, o treinamento em liderança tornou-se um campo fértil do conhecimento. Muitas pesquisas e estudos foram realizados e muitas ferramentas interessantes foram desenvolvidas.

Vejo que dois aspectos são comuns à maior parte dos programas de treinamento de liderança. O primeiro, é o desenvolvimento da capacidade de enxergar cada subordinado como uma pessoa "única", com características, expectativas, ambições, desejos e necessidades próprias. O segundo, como conseqüência do primeiro, é o entendimento de que, para cada tipo de colaborador, é necessário que se aplique um estilo de liderança apropriado.

Percebemos que o colaborador põe a disposição da empresa o melhor de suas potencialidades quando está motivado, ou seja, quando percebe que o ambiente organizacional oferece condições para que ele realize seus desejos: de ser ativo e participativo, de poder fazer escolhas, de pertencer a um grupo em que é bem acolhido e respeitado, de desenvolver suas competências, de realizar, de ser reconhecido e de se sentir importante.

Numa análise bem superficial, é possível extrair algumas dicas para que o Líder seja eficaz:

1º - Nunca perder o foco de suas metas

"Apresentar bons resultados é fundamental"

2º - Dedicar algum tempo para conversar com cada um de seus subordinados, para saber quais são suas expectativas, analisar seus pontos fortes, seus pontos a desenvolver, conversar sobre suas metas, sobre a empresa.

"É importante que ele saiba que pode te procurar quando necessitar"

3º - Tratar seus subordinados como gostaria de ser tratado

"Eles são humanos (como o líder) e têm competências que podem disponibilizar para o cumprimento das metas, casos se sintam motivados"

Liderança é uma competência que, com bons propósitos e determinação, se desenvolve a cada dia. Os programas de Treinamento, a literatura específica e o coaching, aceleram esse desenvolvimento.



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